O que é Google Meu Negócio? O Guia completo do Google Business Profile

O Google Business Profile, anteriormente conhecido como Google Meu Negócio, é uma ferramenta essencial para empresas com presença física. Ele permite que os negócios gerenciem sua presença online no Google, incluindo a Pesquisa e o Google Maps.

Este guia abrangente irá responder às suas perguntas sobre esta ferramenta vital para qualquer negócio que busca ter visibilidade orgânica no Google. Leia até o final e implemente essa ferramenta hoje mesmo na sua empresa. Quanto antes você fizer isso, mais cedo colherá os bons frutos que ela proporciona.

Para que serve o Google Business Profile?

O Google Meu Negócio, que na sua nova atualização tornou-se o Google Business Profile, serve para ajudar as empresas a serem encontradas por potenciais clientes no Google. Ele permite que os negócios exibam informações importantes, como localização, horário de funcionamento, fotos, avaliações de clientes e muito mais. Além disso, ajuda a melhorar o SEO local, o que aumenta a visibilidade do seu negócio.

Como funciona o Google Business Profile

Quando os clientes pesquisam sua empresa no Google, as informações que você forneceu em seu perfil serão exibidas nos resultados da pesquisa. Isso pode incluir um mapa com a localização do seu negócio, seu horário de funcionamento, suas avaliações e fotos do seu negócio. Além disso, o Google Business Profile permite que você interaja diretamente com os clientes, respondendo a avaliações e ativando mensagens.

Passo a passo de como usar o Google Business Profile

1. Criar uma conta: Primeiro, você precisa criar uma conta no Google Business Profile. Acesse o site digitando no próprio buscador do Google a palavra “Business Profile”, clique no primeiro resultado da pesquisa e depois clique em “Gerenciar agora”.

2. Reclamar ou adicionar sua empresa: Pesquise o nome da sua empresa para ver se ela já existe no Google Maps. Se sim, você pode reivindicar a propriedade. Se não, você pode adicionar sua empresa.

3. Verificar a sua empresa: O Google precisará verificar se sua empresa é legítima e se você é o proprietário. Isso é feito geralmente por meio de email e telefone. Em alguns raros casos, por meio de uma carta.

4. Preencher as informações da sua empresa: Adicione todas as informações relevantes, como endereço, horário de funcionamento, descrição do negócio, fotos, etc. Não ignore a questão das fotos, quanto melhores forem, mais benefícios essa prática lhe trará. As pessoas são muito visuais, portante, capriche na medida do possível.

5. Gerenciar e atualizar o perfil: Mantenha seu perfil atualizado com novas fotos, horários de funcionamento e eventos. Responda as avaliações das pessoas sempre e ative a opção de mensagens.

Vale a pena usar o Google Business Profile?

Definitivamente, sim. O Google Business Profile é uma ferramenta que ajuda a melhorar a visibilidade online do seu negócio e a atrair mais clientes. Além disso, dá a você a oportunidade de interagir diretamente com os clientes e controlar a informação que é exibida sobre o seu negócio no Google.

Google Business Profile é pago?

Não, o Google Business Profile é uma ferramenta totalmente gratuita. No entanto, o Google oferece recursos adicionais pagos, como o Google Ads, que podem complementar a sua presença no Google Business Profile. Aliás, essa du Google Meu Negócio + Google Ads é o que nós indicamos para começar com o pé direito no marketing da sua empresa. Saiba mais aqui.

Boas práticas

Atualizações constantes do perfil

Manter seu perfil atualizado é fundamental para aproveitar ao máximo o Google Business Profile. As atualizações podem incluir novas fotos do seu negócio, alterações nos horários de funcionamento e novas ofertas ou eventos. Isso não só mantém as informações corretas para os clientes, mas também mostra ao Google que o seu negócio está ativo, o que pode melhorar o seu ranking nos resultados de pesquisa.

Ativação de mensagens

Ao ativar mensagens em seu perfil, você permite que os clientes entrem em contato diretamente com você através do Google. Isso proporciona uma maneira fácil e conveniente para os clientes fazerem perguntas, reservarem serviços ou fazerem pedidos. E isso tudo é feito muito rápido e demonstrar agilidade no atendimento é fundamental e causa muito boa impressão.

A importância das avaliações no Google Maps

As avaliações dos clientes no Google Maps podem influenciar significativamente a decisão de um cliente em escolher o seu negócio. Além disso, ter um número maior de avaliações e um alto índice de satisfação pode melhorar a classificação do seu negócio nos resultados de pesquisa do Google. Portanto, incentive os clientes a deixar uma avaliação e responda às avaliações para mostrar que você valoriza o feedback dos clientes.

Para mais informações sobre como usar o Google Business Profile, visite a Central de Ajuda do Google Business Profile. Lembre-se, o mundo digital está sempre em constante mudança, então fique atento a novas atualizações e recursos que podem beneficiar o seu negócio.

Bons negócios!

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Camila Lopez

CEO da Performa Club

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