Já não é mais nenhuma novidade que usar a mídia paga é simplesmente a maneira mais eficaz de aparecer para novos e potenciais clientes, devido ao grau de especificidade e segmentação que ela proporciona.
De maneira bem simples, você que é vendedor de camisetas de futebol por exemplo, tem grandes chances de ser encontrado por quem está nesse exato momento procurando comprar alguma camiseta de futebol. Basta apenas que você tenha uma única campanha rodando para essa palavra-chave “comprar camisa de futebol”.
Mas como a mídia paga funciona?
Com avanço da tecnologia de forma exponencial e também, a imensidão de dados captados de todos os usuários que navegam na internet, as plataformas de anúncios possuem algoritmos que “tratam” esses dados de forma a categorizá-los, dividindo usuários por seus interesses, comportamentos e momentos de vida por exemplo.
Para ilustrar o poder de uma campanha de mídia paga, digamos que você é arquiteto. Certamente seu público alvo é quem está se mudando ou acabou de se mudar. Podemos acrescentar também que é interessante que esse mesmo usuário também tenha tido interesse nos últimos 3 meses por reformas em geral.
Agora imagine que você pode criar esse tipo de público dentro de uma campanha e atingir essas pessoas? Pois bem: é exatamente isso que você poderá fazer! Aliás, isso e muito mais, pois a sofisticação das plataformas de anúncios vão muito além de simplesmente entregar pizzas para quem quer pedir uma pizza.
Essa forma de se colocar no mercado permite atingir públicos específicos e alcançar objetivos de marketing, como aumentar a conscientização da marca, gerar leads ou vendas para sua empresa.
Quais são os tipos mais comuns de mídia paga?
- Publicidade em botão de busca: Anúncios pagos que aparecem nos resultados de pesquisa de botão como Google e Bing. Os anunciantes usam palavras-chave para segmentar seu público e pagam por cliques nos anúncios.
- Publicidade nas redes sociais: Anúncios exibidos em plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Esses anúncios podem ser segmentados com base em demografia, interesses e comportamento do usuário.
- Exibição de publicidade: Banners e outros anúncios gráficos exibidos em sites e aplicativos de terceiros. Eles podem ser segmentados por comportamento, demografia ou contexto.
- Publicidade nativa: Anúncios que se misturam ao conteúdo editorial das plataformas, mantendo o mesmo formato e estilo do conteúdo orgânico. Os exemplos incluem posts patrocinados e anúncios em formatos de artigos.
- Publicidade em vídeo: Anúncios em vídeo veiculados em plataformas como YouTube, Vimeo e serviços de streaming de vídeo, como Hulu e Netflix.
- Publicidade por e-mail: Anúncios ou conteúdo promovido enviado por meio de campanhas de e-mail marketing para públicos segmentados.
Conheça agora 6 benefícios de usar mídia paga em sua empresa
- Alcance ampliado: A mídia paga permite que os anunciantes alcancem públicos maiores e mais diversos, indo além de seus seguidores orgânicos.
- Segmentação precisa: Os anunciantes podem segmentar seu público com base em demografia, interesses, comportamento e outras características, garantindo que os anúncios sejam relevantes para os destinatários.
- Controle de orçamento: A mídia paga oferece opções de orçamento flexíveis, permitindo que os anunciantes controlem seus gastos e otimizem o retorno do investimento (ROI).
- Mensuração e análise: As plataformas de mídia paga oferecem ferramentas analíticas simplificadas, facilitando a mensuração do desempenho das campanhas e otimização em tempo real.
- Aumento da visibilidade da marca: A mídia paga pode aumentar a exposição da marca e fortalecer a conscientização entre os consumidores.
- Geração de leads e vendas: Anúncios bem direcionados e segmentados podem atrair leads e vendas em seu site ou loja física.
Alguns exemplos de plataformas mais usadas para campanhas de mídia paga
- Google Ads: A plataforma de publicidade do Google permite que os anunciantes veiculem anúncios em pesquisa, display e YouTube.
- Facebook Ads: Oferece publicidade paga no Facebook, Instagram e Audience Network.
- Twitter Ads: Plataforma de publicidade do Twitter
- Pinterest Ads: é uma das plataformas que atualmente tem surpreendido muito seus anunciantes por seu custo barato e público bastante qualificado.
Todo profissional de marketing sabe que se você não está no ambiente digital, dificilmente você vai conseguir se manter ativo vendendo e gerando lucro para sua empresa.
Na próxima vez que você pensar sobre como fazer sua empresa crescer, lembre desse artigo e pode contar conosco para tirar todas as suas dúvidas.
Bons negócios!